Se observarmos o círculo cromático, iremos observar seis cores distintas: as primárias e as secundárias. A percepção visual está baseada nesta distinção, transformando as inúmeras gamas de cores saturadas pertencentes ao círculo cromático e as dessaturadas como sendo derivadas destas seis cores principais.
Cada grande família de cor pode ser orientada dentro da escala tonal, ou seja, pode ser orientada entre pólos terminais de valores claros e escuros. As tonalidades de uma determinada gama de cor dominante são formadas por matizes análogas e também por suas respectivas dessaturações. Desta forma, na escala tonal os diferentes tons do matiz dominante se relacionam através de duas formas: da diferenciação de suas luminosidades e da relação entre as proporções das cores primárias ou secundárias que constituem a sua cromaticidade.
Derivadas da escala tonal têm a escala cromática, uma escala formada por um único matiz (cor saturada) e pelos tons provenientes da sua simples dessaturação (pelo branco ou preto), variando apenas a intensidade da sua luminosidade.
O tom mais saturado e em plena cromaticidade é denominado “cor alta”, e tons pálidos ou escuros denominados “cores baixas”.
prismacores.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário