domingo, 25 de outubro de 2015

Ritmo

o conceito do ritmo estabelece uma real analogia entre a imagem e a poesia, assim como, também, entre a imagem e a música. A presença do ritmo na comunicação visual induz à percepção do que poderíamos chamar de rimas visuais.
Por fim, o ritmo conduz o olhar pois há uma tendência da percepção em acompanhar a direção sugerida por um ritmo.
Em uma comunicação visual, como veremos a seguir, são três as possibilidades da ocorrência do ritmo:
  1. Ritmo através da repetição
  2. Ritmo através da alternância
  3. Ritmo em progressão
O ritmo repetivivo é aquele em que os elementos visuais integrantes (figuras + fundos) se repetem sem alterações.
No exemplo abaixo, o elemento visual são barras verticais vermelhas, de mesma largura e comprimento. Como vemos na seqüência da animação, o espaço vazio (fundo) entre as barras também é uniforme, tendo a mesma largura.
Este é o ritmo mais simples, onde há a repetição das mesmas características de figura e fundo.

Ritmo visual

Por outro lado, como se pode ver na ilustração abaixo, a repetitividade é independente da largura das figuras e dos fundos. Nesta animação, o ritmo visual também é repetitivo, pois as larguras das figuras (e dos fundos) também se repetem de modo igual.

Ritmo repetitivo
Repetitivo, independentemente da largura

Abaixo, vemos outro exemplo de ritmo repetitivo, com as figuras mais estreitas que os fundos.

Ritmo repetitivo
No ritmo alternado, ao contrário do repetitivo, há um revezamento entre, ao menos, dois elementos visuais diferentes, sendo apresentados, ora um, ora outro.
No exemplo abaixo, temos duas barras vermelhas de larguras diferentes. Elas são apresentadas alternadamente, ora uma barra estreita, ora uma barra mais larga. A largura do fundo é constante.
Ritmo alternado
Outra possibilidade de ritmos alternados ocorre quando há uma alternância, não das figuras presentes na comunicação visual mas, sim, na largura do fundo entre elas.
No exemplo abaixo, a largura das barras em vermelho permanece a mesma, o que se alterna é a distância entre uma barra e outra. Ora as barras estão mais próximas, ora mais distantes.
Alternância rítmica dos fundos
Outra possibilidade de ritmos visuais alternados ocorre quando há uma alternância simultânea e concomitante entre o tamanho das figuras e o tamanho dos fundos.
No exemplo abaixo, a largura das barras em vermelho se alterna bem como a largura do fundo, isto é, da distância entre uma barra e outra.
Ritmo de alternância de figuras e fundos
O ritmo progressivo ocorre quando há um aumento gradual e constante em algum aspecto visual dos elementos presentes na comunicação visual.
No exemplo abaixo, há um aumento gradual da largura das barras verticais, da esquerda para a direita. A largura do fundo permanece constante.
Ritmo visualem progressão
Outra alternativa possível de ritmos progressivos é a de um aumento gradual de alguma característica do fundo presente na comunicação visual.
No exemplo abaixo, as barras verticais permanecem com largura constante, enquanto que a distância entre elas vai aumentando gradualmente.
Ritmo progressivo
No exemplo abaixo, há uma dupla progressão: tanto as barras verticais vão aumentando em sua largura quanto a distância entre elas também.
Ritmo duplamente progressivo
Outra possibilidade é a ilustrada abaixo: enquanto as barras verticais vão gradualmente aumentando da esquerda para a direita, a distância entre elas vai diminuindo gradual e simultaneamente. Ambas estas alterações são ritmos progressivos, com direções distintas, entretanto.
Ritmo progressivo alternado
Dois ritmos progressivos

Ritmos em outras estruturas visuais

Até agora, para efeitos didáticos, temos mostrado exemplos apenas de barras verticais. Entretanto, muitas outras composições também podem apresentar ritmos.
Abaixo, vemos um exemplo de estrutura rítmica repetitiva com círculos.
Círculos rítmicos repetitivos
Círculos rítmicos repetitivos
Os ritmos alternados e progressivos também são possíveis em outras estruturas. Abaixo, vemos um exemplo de ritmo progressivo em círculos concêntricos, com um fundo de mesma medida.
Ritmo progressivos de círculos concêntricos
Círculos concêntricos com ritmo progressivo

Ritmos nas qualidades das superfícies

Além do que já foi apresentado, não são apenas os aspectos formais dos objetos que podem ser passíveis de ritmação.
Nos exemplos abaixo, embora as barras verticais correspondam à definição de ritmo repetitivo, as diferenças em suas superfícies podem ser consideradas como exemplos de ritmo progressivo.
Na primeira ilustração, há um ritmo progressivo que vai das tonalidades mais claras de cinza até o preto. Na segunda ilustração, há um ritmo progressivo que vai do amarelo ao vermelho, com algumas nuanças de laranja entre eles.
Ritmo nas superfícies



Veja mais: http://www.auladearte.com.br/lingg_visual/ritmo.htm#ixzz3pbI637Mi 

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