o conceito do ritmo estabelece uma real analogia entre a imagem e a poesia, assim como, também, entre a imagem e a música. A presença do ritmo na comunicação visual induz à percepção do que poderíamos chamar de rimas visuais.
Por fim, o ritmo conduz o olhar pois há uma tendência da percepção em acompanhar a direção sugerida por um ritmo.
Em uma comunicação visual, como veremos a seguir, são três as possibilidades da ocorrência do ritmo:
Ritmo através da repetição
Ritmo através da alternância
Ritmo em progressão
O ritmo repetivivo é aquele em que os elementos visuais integrantes (figuras + fundos) se repetem sem alterações.
No exemplo abaixo, o elemento visual são barras verticais vermelhas, de mesma largura e comprimento. Como vemos na seqüência da animação, o espaço vazio (fundo) entre as barras também é uniforme, tendo a mesma largura.
Este é o ritmo mais simples, onde há a repetição das mesmas características de figura e fundo.
Por outro lado, como se pode ver na ilustração abaixo, a repetitividade é independente da largura das figuras e dos fundos. Nesta animação, o ritmo visual também é repetitivo, pois as larguras das figuras (e dos fundos) também se repetem de modo igual.
Abaixo, vemos outro exemplo de ritmo repetitivo, com as figuras mais estreitas que os fundos.
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